Corpo Docente

Professores Permanentes

Alcides dos Santos Caldas

Atuação principalmente nas seguintes áreas: geografia regional, geografia econômica, planejamento territorial, propriedade intelectual e patrimônio.

Alisson Duarte Diniz

Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Pedologia, atuando nos seguintes temas: sistemas de alteração pedológica em ambientes tropicais úmidos, relação solos e relevo, solos e paisagens.

Angelo Szaniecki Perret Serpa

Trabalha principalmente com os seguintes temas de pesquisa: teoria e método em geografia, espaço público, periferias urbanas e metropolitanas, manifestações da cultura popular, identidade de bairro, cognição e percepção ambiental, apropriação sócio-espacial dos meios de comunicação, estratégias de regionalização institucional, empreendedorismo popular e bairros empreendedores. 

Antonio Angelo Martins da Fonseca

Vem desenvolvendo pesquisas enfocando as relações entre federalismo, descentralização, governança e dinâmicas locais e regionais - localismos e regionalismos - objetivando a busca pela justiça espacial.

Antonio Puentes Torres

Atua principalmente nos seguintes temas: Hidrologia, Bacias Hidrográficas, Estudos Integrado do Meio Ambiente , Recursos Naturais e Hidrogramas Unitários, Modelos Matemáticos, Sistemas de Informação Geográfico.

Catherine Prost

Atua principalmente nos seguintes temas: pesca artesanal, manejo de recursos naturais, impactos ambientais, organização social, reserva extrativista, populações tradicionais. 

Cristovão de Cássio da Trindade de Brito

Atua principalmente nos seguintes temas: agentes sociais, cidade, redes geográficas, desenvolvimento regional, desenvolvimento local e poder.

Dária Maria Cardoso Nascimento

Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia temática, uso da terra, meio ambiente, ensino da geografia, e em projeto de pesquisa e extensão na bacia do rio Subaé.

Emanuel Fernando Reis de Jesus

Atua principalmente nos seguintes temas: Clima e Meio Ambiente (Mudanças Climáticas), Clima e Turismo, Riscos Climáticos em Ambientes Tropicais, Dinâmica do Meio Ambiente em Regiões Tropicais.

Gilberto Corso Pereira

Atua na área de Arquitetura e Urbanismo e Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Análise Urbana e Sistemas de Informação Geográficas, tratando principalmente dos seguintes temas: Modelos Urbanos, Informação Geográfica, Segregação Sócioespacial, Visualização e Representação do Espaço, Salvador e sua Região Metropolitana

Gilca Garcia de Oliveira

É Membro dos Grupos de Pesquisa Projeto GeografAR e GEPODE nas áreas de Economia Agrária, Trabalho Escravo e Desenvolvimento.

Gisele Mara Hadlich

Atua principalmente nos temas contaminação de solos e sedimentos por metais-traço e geomorfologia e geoprocessamento.

Guiomar Inez Germani

Atua principalmente nos seguintes temas: reforma agrária, movimentos sociais, organização do espaço, produção do espaço, barragens e questão agrária.

José Antônio Lobo dos Santos

Atua também no campo da teoria e do método em Geografia. Como pesquisador atua principalmente nos seguintes temas: política pública, economia e questão agrária no Brasil, movimentos sociais no campo, métodos e Teoria da Geografia, Geografia Política\Geopolítica e Geografia Humana do Brasil - destacando-se o processo de produção espacial no contexto das relações socioeconômica e política.

Marco Antonio Tomasoni

Atua com ênfase na área Ambiental nos seguintes temas: Análise integrada da paisagem, Geomorfologia, desenvolvimento regional e meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade.

Maria Auxiliadora da Silva

Atua na área de Geografia Urbana, com ênfase em Salvador e sua área metropolitana. Trabalha, também com o Espaço Geográfico na Literatura e Arte, Memória Geográfica e Milton Santos o homem e a obra.

Noeli Pertile

Atua  principalmente  nos temas relacionados ao Espaço agrário e agroecologia.

Pedro de Almeida Vasconcelos

Atua na área de Geografia Histórica, Geografia Urbana e do Urbanismo, principalmente nos seguintes temas: teorias sobre cidades; Salvador, trabalho informal.

Wendel Henrique Baumgartner

Realiza pesquisas sobre o papel das universidades em cidades médias e pequenas.

Professores Colaboradores

Barbara-Christine Marie Nentwig Silva

Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Urbana e Análise Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, Estado da Bahia, Salvador, Cartografia Temática, Análise de Dados em Geografia, Aplicativos Computacionais na Pesquisa Geográfica, Desequilíbrios Regionais.

Creuza Santos Lage

Atua principalmente nos seguintes temas: impactos sócioambientais, desenvolvimento sustentável, análise ambiental urbana, qualidade de vida e desenvolvimento urbano.

Denise Silva Magalhães

Tem experiência em Cartografia, atuando como Funcionária Pública, atualmente aposentada, da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia - SEI, da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia. Orienta projetos de monitoria, extensão e monografia de conclusão de curso.

Júlio César de Sá da Rocha

Atua principalmente nos seguintes temas: controle e participação popular, direito ambiental, meio ambiente, trabalho, saúde, comunidades tradicionais e minorias, águas e biodiversidade, História do Direito e Sociologia Jurídica.

Junia Kacenelenbogen Guimarães

Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em geomorfologia, oceanografia geológica, sedimentologia e estratigrafia.

Sylvio Carlos Bandeira de Mello e Silva

Atua principalmente nos seguintes temas: Brasil, Estado da Bahia, Salvador, Territorialização, Desequilíbrios regionais, Desenvolvimento urbano e regional, Turismo e questões ambientais.

Vitor de Athayde Couto

Atualmente o seu foco específico de pesquisa são os Sistemas Agrários, Sistemas de Produção, Inovações tecnológicas e organizacionais (particularmente Indicação Geográfica de produtos agrícolas), Recursos Naturais, Meio Ambiente, e Desenvolvimento Territorial.

Pesquisadores Associados

Clímaco César Siqueira Dias

Atua principalmente nos seguintes temas: produção do espaço urbano, espaço público, planejamento urbano, geografia urbana e meio ambiente.

Heraldo Peixoto da Silva

Atua principalmente nos seguintes temas: Planejamento integral e revitalização de bacias hidrográficas ruais, urbanas e peri-urbanas, avaliação de impactos ambientais, avaliação ambiental estratégica, estratégias e indicadores de combate a desertificação, gestão de recursos hídricos, Zoneamento Ecologico-econômico, ecologia da paisagem.

Neyde Maria Santos Gonçalves

Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, particularmente nas subáreas de Climatologia, Geoecologia, Análise Ambiental Urbana e Avaliação de Impactos Ambientais.