Corpo Docente

Professores Permanentes

Alcides dos Santos Caldas

Atuação principalmente nas seguintes áreas: geografia regional, geografia econômica, planejamento territorial, propriedade intelectual e patrimônio.

Alisson Duarte Diniz

Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Pedologia, atuando nos seguintes temas: sistemas de alteração pedológica em ambientes tropicais úmidos, relação solos e relevo, solos e paisagens.

Angelo Szaniecki Perret Serpa

Trabalha principalmente com os seguintes temas de pesquisa: teoria e método em geografia, espaço público, periferias urbanas e metropolitanas, manifestações da cultura popular, identidade de bairro, cognição e percepção ambiental, apropriação sócio-espacial dos meios de comunicação, estratégias de regionalização institucional, empreendedorismo popular e bairros empreendedores. 

Antonio Angelo Martins da Fonseca

Vem desenvolvendo pesquisas enfocando as relações entre federalismo, descentralização, governança e dinâmicas locais e regionais - localismos e regionalismos - objetivando a busca pela justiça espacial.

Antonio Puentes Torres

Atua principalmente nos seguintes temas: Hidrologia, Bacias Hidrográficas, Estudos Integrado do Meio Ambiente , Recursos Naturais e Hidrogramas Unitários, Modelos Matemáticos, Sistemas de Informação Geográfico.

Catherine Prost

Atua principalmente nos seguintes temas: pesca artesanal, manejo de recursos naturais, impactos ambientais, organização social, reserva extrativista, populações tradicionais. 

Cristovão de Cássio da Trindade de Brito

Atua principalmente nos seguintes temas: agentes sociais, cidade, redes geográficas, desenvolvimento regional, desenvolvimento local e poder.

Dária Maria Cardoso Nascimento

Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia temática, uso da terra, meio ambiente, ensino da geografia, e em projeto de pesquisa e extensão na bacia do rio Subaé.

Emanuel Fernando Reis de Jesus

Atua principalmente nos seguintes temas: Clima e Meio Ambiente (Mudanças Climáticas), Clima e Turismo, Riscos Climáticos em Ambientes Tropicais, Dinâmica do Meio Ambiente em Regiões Tropicais.

Gilberto Corso Pereira

Atua na área de Arquitetura e Urbanismo e Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Análise Urbana e Sistemas de Informação Geográficas, tratando principalmente dos seguintes temas: Modelos Urbanos, Informação Geográfica, Segregação Sócioespacial, Visualização e Representação do Espaço, Salvador e sua Região Metropolitana

Gilca Garcia de Oliveira

É Membro dos Grupos de Pesquisa Projeto GeografAR e GEPODE nas áreas de Economia Agrária, Trabalho Escravo e Desenvolvimento.

Grace Bungenstab Alves

Atua nas disciplinas de: Biogeografia, Pedologia e Geografia do Brasil. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, Pedologia e Geomorfologia, principalmente nos seguintes temas: gênese de solo e relevo, lateritas e couraças.

Guiomar Inez Germani

Atua principalmente nos seguintes temas: reforma agrária, movimentos sociais, organização do espaço, produção do espaço, barragens e questão agrária.

José Antônio Lobo dos Santos

Atua também no campo da teoria e do método em Geografia. Como pesquisador atua principalmente nos seguintes temas: política pública, economia e questão agrária no Brasil, movimentos sociais no campo, métodos e Teoria da Geografia, Geografia Política\Geopolítica e Geografia Humana do Brasil - destacando-se o processo de produção espacial no contexto das relações socioeconômica e política.

Marco Antonio Tomasoni

Atua com ênfase na área Ambiental nos seguintes temas: Análise integrada da paisagem, Geomorfologia, desenvolvimento regional e meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade.

Maria Auxiliadora da Silva

Atua na área de Geografia Urbana, com ênfase em Salvador e sua área metropolitana. Trabalha, também com o Espaço Geográfico na Literatura e Arte, Memória Geográfica e Milton Santos o homem e a obra.

Noeli Pertile

Possui Graduação (Bacharelado e Licenciatura, 1998), Mestrado (2001) e Doutorado (2008) em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Por meio do Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior PDEE/CAPES, realizou estágio na Université Pierre Mendès-FranceGrenoble II entre 2006 e 2007. Atualmente é Professora na Universidade Federal da Bahia atuando nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências. 

Pablo Santana Santos

Atua principalmente nos seguintes temas: Uso das Geotecnologias no Planejamento e Monitoramento Ambiental, Aplicações e Potencialidades dos Principais Sensores Remotos, Mapeamentos da Cobertura Vegetal, Caracterização Biofísica da Paisagem, Fundamentos de Radiometria, Processamento Digital de Imagens, Análise Espacial de Dados Geográficos, Cartografia Digital, Previsão de Safras Agrícolas por Sensoriamento Remoto, Estatística Aplicada ao Sensoriamento Remoto e Modelagem Espacial.

Pedro de Almeida Vasconcelos

Atua na área de Geografia Histórica, Geografia Urbana e do Urbanismo, principalmente nos seguintes temas: teorias sobre cidades; Salvador, trabalho informal.

Wendel Henrique Baumgartner

Realiza pesquisas sobre o papel das universidades em cidades médias e pequenas.

Professores Colaboradores

Barbara-Christine Marie Nentwig Silva

Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Urbana e Análise Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, Estado da Bahia, Salvador, Cartografia Temática, Análise de Dados em Geografia, Aplicativos Computacionais na Pesquisa Geográfica, Desequilíbrios Regionais.

Creuza Santos Lage

Atua principalmente nos seguintes temas: impactos sócioambientais, desenvolvimento sustentável, análise ambiental urbana, qualidade de vida e desenvolvimento urbano.

Denise Silva Magalhães

Tem experiência em Cartografia, atuando como Funcionária Pública, atualmente aposentada, da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia - SEI, da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia. Orienta projetos de monitoria, extensão e monografia de conclusão de curso.

Júlio César de Sá da Rocha

Atua principalmente nos seguintes temas: controle e participação popular, direito ambiental, meio ambiente, trabalho, saúde, comunidades tradicionais e minorias, águas e biodiversidade, História do Direito e Sociologia Jurídica.

Junia Kacenelenbogen Guimarães

Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em geomorfologia, oceanografia geológica, sedimentologia e estratigrafia.

Pesquisadores Associados

Clímaco César Siqueira Dias

Atua principalmente nos seguintes temas: produção do espaço urbano, espaço público, planejamento urbano, geografia urbana e meio ambiente.

Heraldo Peixoto da Silva

Atua principalmente nos seguintes temas: Planejamento integral e revitalização de bacias hidrográficas ruais, urbanas e peri-urbanas, avaliação de impactos ambientais, avaliação ambiental estratégica, estratégias e indicadores de combate a desertificação, gestão de recursos hídricos, Zoneamento Ecologico-econômico, ecologia da paisagem.

Neyde Maria Santos Gonçalves

Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, particularmente nas subáreas de Climatologia, Geoecologia, Análise Ambiental Urbana e Avaliação de Impactos Ambientais.