José Antonio Lobo dos Santos

Descrição:

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professor Adjunto III com dedicação exclusiva, lotado no Departamento de Geografia, Instituto de Geociências (IGEO/UFBA). Coordenador de Meio Ambiente da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional, Agrária, Política e Econômica, destacando-se estudos sobre análise regional, geopolítica da energia, o PRONAF e os biocombustíveis no contexto da agricultura camponesa, dos movimentos sociais no campo e do processo de apropriação da renda fundiária. Atua também no campo da Teoria da Geografia. Como pesquisador atua principalmente nos seguintes temas: análise regional, geopolítica da energia (biocombustíveis), política pública, economia, meio ambiente e questão agrária no Brasil, movimentos sociais no campo, Teoria da Geografia, Geografia Política\Geopolítica e Geografia Humana do Brasil - destacando-se o processo de produção espacial no contexto das relações socioeconômicas e políticas.