Histórico
O projeto do Mestrado em Geografia foi aprovado pela Câmara de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da UFBA em 22/09/93 e o Programa foi instalado em 03/11/93, no Instituto de Geociências. As atividades do curso tiveram inicio em 04/04/94 com a seleção dos primeiros candidatos, matrícula e oferecimento normal de disciplinas. Ao longo de seus 21 anos de atividades, o curso teve participação importante na qualificação de docentes e pesquisadores das várias Instituições de Ensino Superior do Estado da Bahia e de órgãos de planejamento públicos e privados. Em outubro de 2011, o curso teve sua proposta de criação de Doutorado aprovada pelo CTC da CAPES.
O Doutorado em Geografia da UFBA recebeu conceito 4 e é o primeiro desta área de conhecimento no Estado da Bahia. O curso foi instalado em agosto de 2011 com o ingresso da primeira turma de doutorandos no programa. Com a criação e instalação do Doutorado passa a vigorar uma nova estrutura curricular a partir de 2011.2, para os doutorandos, e a partir de 2012.1, para os mestrandos.
O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia - POSGEO-UFBA tem participação importante na qualificação de docentes e pesquisadores das várias Instituições de Ensino Superior do Estado da Bahia e de órgãos públicos e privados de planejamento. Tem-se constatado, ao longo desses anos de atividades, a notoriedade e o prestígio regional e nacional deste Programa de Pós-Graduação, face à demanda de profissionais e docentes que têm buscado formação acadêmica nesta área de conhecimento.
Acrescenta-se, também, que o POSGEO vem valorizando cada vez mais os convênios internacionais que estão se consolidando através de organização conjunta de eventos científicos internacionais, participação de professores e estudantes para realizar estágio de pós-doutorado, pesquisas conjuntas com professores estrangeiros que fazem parte de convênios com o POSGEO.
No POSGEO são desenvolvidas 2 linhas de pesquisa: Análise Urbana e Regional, e Estudos Ambientais e Análise do Território. E cada uma destas linhas é constituída por eixos de pesquisa correspondentes.