Processo Seletivo

O processo seletivo do POSGEO é conduzido por duas Comissões de Seleção: uma comissão avalia os candidatos inscritos na linha de pesquisa Análise Urbana e Regional; e a outra comissão avalia os candidatos inscritos na linha de pesquisa Estudos Ambientais e Análise do Território e é realizada por meio de 03 (três) avaliações, em 02 (duas) etapas.

Na 1a etapa, os candidatos são avaliados através de uma prova dissertativa cujo tema será relacionado à linha de pesquisa selecionada pelo candidato na hora da inscrição (eliminatória e classificatória) e por prova de compreensão em língua estrangeira (eliminatória e classificatória), também com o tema vinculado à linha de pesquisa selecionada pelo candidato. Somente passarão para a 2a etapa os candidatos aprovados na 1a etapa; na 2a etapa, que também será de caráter eliminatório e classificatório, a avaliação ocorrerá por meio de entrevista presencial (para candidatos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil) conduzida pelos membros das Comissões de Seleção. Nesta entrevista, os candidatos serão avaliados pela Comissão de Seleção instituída para cada linha de pesquisa, que julgará os conhecimentos referentes ao Pré-projeto de pesquisa apresentado como base para a dissertação para a tese, e a outros tópicos de relevância para a formação do mestrando e doutorando. A nota final da seleção será definida a partir do cálculo da média ponderada das três notas: a prova dissertativa terá peso 4,0 (quatro), a entrevista terá peso 4,0 (quatro) e a prova de compreensão em língua estrangeira terá peso 2,0 (dois). Para ser aprovado na seleção, o candidato terá de alcançar a média mínima de 7,0 (sete) pontos. 

Na página do POSGEO e nos editais de seleção, são divulgados os nomes dos professores, e-mails, linhas de pesquisa e o número de vagas para orientação (doutorado e mestrado) disponibilizado por cada professor.