Seminário Representação e Geografia (Projeto NUAGEO)

O Seminário Representação e Geografia (Projeto NUAGEO) será realizado no dia 05, 06 e 07 de abril com transmissão pelo canal do POSGEO/UFBA

Confira abaixo a programação:

Seminário “Representação e Geografia (Projeto NUAGEO)”

pelo canal do POSGEO no Youtube

1º Dia - 5 de abril de 2021 (segunda-feira)

14.30 às 16.30 - Conferência de abertura

Quando a Geografia perdeu sua grafia? - Carla Lois  (Pesquisadora do CONICET e Professora da Universidad de Buenos Aires)

Mediação/apresentação: Patrícia Chame Dias (Doutora em Geografia, Grupo Espaço Livre de Pesquisa-Ação)

18.30 às 21.00 - Mesa Inaugural:

Teoria das representações em Henri Lefebvre – Angelo  Serpa (Coordenador dos  Grupos Espaço Livre de Pesquisa-Ação e Territórios da Cultura Popular, POSGEO/UFBA)

Cartografias sociais – Catherine Prost  (Coordenadora do Grupo Costeiros, POSGEO/UFBA)

Mediação: Caê Garcia Carvalho (Doutorando em Geografia no POSGEO/UFBA, Grupos Espaço Livre de Pesquisa-Ação e Territórios da Cultura Popular, bolsista CAPES)

2º Dia - 6 de abril de 2021 (terça-feira)

9.00 às 12.00 - Mesa 2: Relatos I

Refletindo os processos de normatização e assimilação de representações técnico-científicas pela comunidade acadêmica de Geografia ao longo do tempo – André Nunes de Sousa (Doutor em Geografia, Professor do Instituto Federal da Bahia) e Crislane  Rosa (Mestranda em Geografia, Grupo Espaço Livre de Pesquisa-Ação, bolsista CAPES)

O trabalho do geógrafo, suas transformações e as perspectivas de mundo que nortearam a produção de representações cartográficas – Caroline Bulhões Nunes Vaz (Doutoranda em Geografia no POSGEO/UFBA, Grupo Espaço Livre de Pesquisa-Ação, bolsista FAPESB)

Mediação: Raísa Muniz (Licenciada em Geografia pela UFBA, Grupo Espaço Livre de Pesquisa-Ação)

14.30 às 17.30 - Mesa 3: Relatos II

A representação do movimento - Daniela Araújo (Doutoranda em Geografia no POSGEO/UFBA, Grupo Costeiros, bolsista FAPESB)

Representação, performance, interação e cotidiano – Flávia Silva de Souza  (Doutoranda em Geografia no POSGEO/UFBA, Grupo Espaço Livre de Pesquisa-Ação) e Renata Oliveira Silva (Mestre em Geografia pelo POSGEO/UFBA, Grupo Espaço Livre de Pesquisa-Ação)

Mediação: Gilsimar Cerqueira (Doutorando em Geografia no POSGEO/UFBA, Grupo Costeiros)

3º Dia - 7 de abril de 2021 (quarta-feira)

9.00 às 12.00 - Mesa 4: Relatos III

Experiências de representações em nossas pesquisas – Mateus Barbosa (Mestre em Geografia pelo POSGEO/UFBA, Grupo Espaço Livre de Pesquisa-Ação) e Alexandre Contreiras (Bacharel em Geografia, bolsista de apoio técnico do NUAGEO pelo CNPq)

Mediação: Célio Santos (Doutorando em Geografia no POSGEO/UFBA,  Grupos Espaço Livre de Pesquisa-Ação e Territórios da Cultura Popular)

14.30 às 16.30 - Conferência de encerramento

Mapas como biografias espaciais - Jörn Seemann (Professor da Ball State University, EUA)

Mediação/Apresentação: Jacileda Cerqueira Santos (Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, Grupo Espaço Livre de Pesquisa-Ação)