O Professor Pedro de Almeida Vasconcelos Tomará Posse Como Membro Titular da Academia de Ciências da Bahia (ACB)

O programa de Pós-Graduação em Geografia da UFBA mais uma vez está em festa e orgulhoso com o sucesso alcançado pelos seus professores. O Professor Dr. Pedro de Almeida Vasconcelos, particularmente, se firmou no Brasil como uma referência acadêmica e como um dos mais importante geógrafos brasileiro da atualidade devido às suas pesquisas na área de Geografia Histórica, Geografia Urbana e Urbanismo, sobretudo envolvendo temáticas como teorias sobre cidades; Salvador, e trabalho informal. Por conta disso, vem sendo constantemente homenageado e premiado nos últimos quatro anos. Em abril de 2014 recebeu da Câmara Municipal de Salvador o título de Cidadão de Salvador; em agosto de 2017 mais uma importante homenagem: recebeu o Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico, que foi entregue pelo governador em exercício, João Leão, durante a comemoração do 16º aniversário da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB); em setembro de 2015 foi homenageado no XIV Simpósio Nacional de Geografia Urbana, que ocorreu em Fortaleza; e na próxima quarta-feira, dia 06/06/2018 às 18:00 h no Salão Nobre do Palácio da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o professor Pedro de Almeida Vasconcelos tomará posse como membro titular da Academia de Ciências da Bahia (ACB).

O professor Pedro Vasconcelos é graduado em Geografia pela Universidade Católica de Pernambuco (1969), é mestre em Urbanisme et Aménagement du Territoire - Université Catholique de Louvain (1973), é Ph.D em Geografia - Université d´Ottawa (1985) e é pós-doutor pela Université de Paris IV - Sorbonne (1994-1995). Foi professor convidado no Institut d´Urbanisme de Paris (1988), na Universidad de Barcelona (2001) e na Université de Paris 8 (2004). Foi membro da Comissão de Assessoramento da Capes (Geografia, 1999-2002) e, foi representante da Geografia Humana no Comitê Assessor do CNPq (2002-2005)

Atualmente está aposentado como Professor Titular em Geografia pela Universidade Federal da Bahia mas continua lecionando, orientando dissertações e teses, e desenvolvendo pesquisas junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia e ao Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social da Universidade Católica de Salvador, nos quais é professor do quadro permanente.  É pesquisador (Produtividade de Pesquisa) do CNPq 1-A e é Membro do Grupo de Estudos Urbanos (GEU) responsável pela publicação da revista Cidades.

Parabéns, Professor Pedro de Almeida Vasconcelos! E muito obrigado pela sua colaboração para o reconhecimento, fortalecimento e expansão da Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia/POSGEO-UFBA.