A GEOGRAFIA CONTRIBUI PARA ANÁLISE DO PANORAMA DA COVID-19 NO BRASIL

Professores da geografia que compõe a rede Norte e Nordeste do Brasil contribuem com capítulos do livro “Panorama da Covid-19 no Brasil” organizado por Miguel Albuquerque (professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FURG) e Tiago Gandra (professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS), e publicado pela editora CRV em 13 de junho de 2022.

A obra com 656 páginas, é composta por 55 capítulos e reúne a contribuição de 176 pesquisadores - sendo que 52 desses são vinculados a geografia – oriundos de 95 instituições de todo o Brasil, de diferentes áreas do conhecimento. Dividido em duas partes, contendo 28 capítulos na primeira parte e 27 na segunda, o livro começa com descrição das dinâmicas espaciais e temporais da pandemia em escala estadual, com o olhar de pesquisadores dos Estados brasileiros sobre os dados da covid-19 e políticas públicas adotadas no combate e enfrentamento do coronavírus. Na segunda parte, os autores abordam diferentes impactos da pandemia, metodologias e iniciativas para compreender e diminuir seus efeitos.

Ao contrário da descoordenação federativa adotada pelo governo federal no combate a Covid – 19, este livro, ao contrário, resulta de um verdadeiro “pacto federativo”, uma vez que envolveu ações coordenadas e esforços desafiantes de diversos pesquisadores e instituições de todos os Estados Brasileiros.

Os artigos sobre o Estado da Bahia foram escritos por:

Antonio Angelo Martins da Fonseca - Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia – UFBA;

Juan Pedro Moreno Delgado - Professor do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodesia e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal da Bahia – UFBA

Ozana Rebouças Silva - Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Jaine Pinto de Carvalho - Mestre em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal da Bahia – UFBA.

CAPÍTULO 10 - PANORAMA DA COVID-19 NO ESTADO DA BAHIA

CAPÍTULO 33 - INTERAÇÃO ESPACIAL E A DESIGUAL DISSEMINAÇÃO DA COVID-19 NO ESTADO DA BAHIA: principais fatores.

Acesse a obra, leia e divulgue: é gratuita.