FALA PROFESSOR! - O Encontro Nacional de Ensino de Geografia

DIVULGAÇÃO

FALA PROFESSOR! - O Encontro Nacional de Ensino de Geografia, mais conhecido como Fala Professor(a)!, realiza-se a cada quatro anos desde 1987, reunindo geógrafos(as) (estudantes de graduação e pós-graduação, professores(as) da educação básica e do ensino superior, pesquisadores(as), técnicos e todos aqueles que pensam e agem no mundo a partir da Geografia) de todo o Brasil para debater os rumos do ensino de Geografia, da Geografia brasileira e da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), onde o objetivo é escutar a voz do(a) Professor(a).
O Fala Professor(a)! foi gestado em um momento ímpar de mudanças não apenas no quadro político nacional, mas também debates que ocorriam dentro das universidades em relação às bases teórico-metodológicas. Essa discussão foi marcante particularmente na Geografia, que desde 1978 passava por um processo de redefinição de seus paradigmas, resultado de debates que tiveram início na AGB.

A décima edição do encontro ocorrerá na capital cearense, Fortaleza, entre os dias 17 e 22 de julho de 2023. O tema do encontro, definido em Reunião de Gestão Coletiva é: É preciso estar atento e forte: ensino de Geografia na luta por um projeto democrático popular de Brasil – A AGB ante as contrarreformas neoliberais e os ataques ao trabalho docente
Início das inscrições - 22 de março de 2023
Envio dos resumos - 22 de março a 07 de maio de 2023