Carlos Walter Porto-Gonçalves - Lamentamos a morte e celebramos sua obra em vida

Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEO) do Instituto de Geociências da UFBAlamenta, profundamente, a partida do Prof. Dr. Carlos Walter Porto-Gonçalves, um dos mais importantes geógrafos brasileiros e, ao mesmo tempo, um grande amigo de geógrafas e geógrafos da Bahia.

Aqui no POSGEO, Carlos Walter apoiou os Professores Délio José Pinheiro e Maria Auxiliadora da Silva, quando da implantação da disciplina Geografia e Literatura no nosso Curso. Ainda, fez questão de escrever o Prefácio do 1º. Livro publicado “Visões Imaginárias da Cidade da Bahia”, 2004, organizado pelos dois professores e com artigos dos alunos da 1ª turma do curso.

Em outra ocasi'ao, nos presenciou com a conferencia De Geografia, de Epistemologia e da Politica e de suass relacoes no Seminario Encontro de Geracoes que, no ano de 2014, se transformou em uma publicacao organizada pelo POSGEO e pelo Grupo de Pesquisa Produ;'ao do Espaco Urbano (PEU).

Prof. Carlos Walter Porto-Gonçalves era assim, sempre disponível para colaborar e compartilhar ideias sobre a Geografia, mas também sobre o Brasil e as lutas sociais e territoriais do campo e da cidade. As suas contribuições únicas no pensamento sobre América Latina, Amazônia e movimentos sociais serão para sempre lembrados, lidos e reverberarão nas falas e pesquisas das futuras gerações de geógrafas e geógrafos.

Com sua partida todos nós estamos, profundamente, consternados e com uma tristeza profunda.

Uma imensa saudade, Prof. Carlos Walter Porto-Gonçalves.